Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino 2018

Programação 09/07/2018

BNCC: Educação Infantil e os cinco campos de experiência coligados ao desenvolvimento infantil
Palestrante: Elisandra Martins Gomes Walter
Professora graduada em Educação Especial pela UFSM, especializada em psicopedagogia clínica e institucional, gestão escolar.
Local: IMED
Manhã: 8h e 30min ................. Inscrições no link: encurtador.com.br/azCMT
Tarde: 14h ............................... Inscrições no link: encurtador.com.br/cNU46

BNCC: Aprendizagens das Competências da BNCC por meio da neurocognição
Palestrante: Rosemari Fackin
Pós-graduada em Ciências do Movimento Humano. Mestre em Educação pela Federal do Paraná. Linha de pesquisa cognição e aprendizagem. Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Física da Unidombosco/Curitiba. Assessora Pedagógica da Rede La Salle, supervisora educativa em 31 escolas. Consultora Educacional da FTD Educação.
Local: Salão de Atos do Prédio de Direito da UPF
Manhã: 8h e 30min ......................... Inscrições no link: encurtador.net/oINV2
Tarde: 14h ...................................... Inscrições no link: encurtador.net/apzD7

Medicalização e patologização da infância: em que esse fenômeno diz respeito a nós, educadores?
Palestrante: Fabíola Giacomini De Carli
Psicóloga Clínica e Escolar, psicanalista (PROJETO-Associação Científica de Psicanálise/Passo Fundo). Mestre em Educação (UPF), membro da Comissão de Ensino da Escola de Psicanálise do PROJETO, Cocoordenadora do Núcleo de Educação do PROJETO. A experiência profissional se concentra na área da Psicologia Clínica e Escolar, com ênfase em Psicanálise.
Local: Biblioteca Central da UPF
Tarde: 14h ............................... Inscrições no link: encurtador.com.br/bdgkz

O tempo não para – BNCC, desafios e caminhos de transformação
Palestrante: Hélcio França Alvim Filho
Graduado em Comunicação Social pela UFRJ, licenciado em Língua Portuguesa e Literatura e pós-graduado em Administração e Supervisão Escolar pelo Instituto ”A Vez do Mestre”, pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Manhã: 8h e 30min .................. Inscrições no link: encurtador.com.br/ekzI8
Tarde: 14h ............................... Inscrições no link: encurtador.net/fswPT

A BNCC: do currículo a gestão socioemocional
Palestrante: Juliano Munhóz
Licenciado em LETRAS - Habilitação nas Línguas Portuguesa e Inglesa com Respectivas Literaturas, Tecnólogo em GESTÃO PÚBLICA (UNOPAR), Mestrado em Educação pela UDE (Uruguai), em parceria com o CENSUPEG, Doutorando em Educação (PUC/PR). Vivência profissional na área de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissionalizante, educação de jovens e adultos, ensino superior, pós-graduação “lato sensu”, preparação para concursos e vestibulares.
Manhã: 8h e 30min .................. Inscrições no link: encurtador.net/yEJU5
Tarde: 14h ............................... Inscrições no link: encurtador.net/kmnq0

BNCC: Aprendizagem significativa de Matemática
Palestrante: Luís Roberto Dante
Livre-docente em Educação Matemática pela UNESP, Doutor em Psicologia da Educação: Ensino da Matemática (PUC/SP), Mestre em Matemática pela USP. Ministrante de cursos e palestras para professores sobre aprendizagem e ensino da Matemática, escritor de livros didáticos e paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio.
Local: Auditório do Centro de Eventos da UPF
Horário: 14h ............................. Inscrições no link: encurtador.com.br/jqrA4

PALESTRA - BNCC: Letramento e multimodalidade da Linguagem: desafios para o ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais
Palestrante e Oficineira: Teresinha Bertini Licenciada em Letras pela USP, Mestre em Ciências da Comunicação pela USP, Pós-graduada em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora de Língua Portuguesa.
Manhã: 08h e 30min .............. Inscrições no link: encurtador.com.br/zLMZ2

OFICINA - BNCC: Letramento e multimodalidade da Linguagem: desafios para o ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais
Palestrante e Oficineira: Teresinha Bertini
Local: prédio de Direito da UPF – Sala: 221