Núcleo do Livro Leitura e Literatura

Incentivo a leitura.

Jornada Nacional de Literatura

Evento bianual com mais de 30 anos de movimentação cultural, se caracteriza pela aproximação entre o público participante e os escritores que integram a programação do evento. Esta metodologia, que ficou conhecida como Pré-Jornada, oferece aos participantes um processo de reflexão sobre questões de leitura como prática social, literária e das manifestações artistico-culturais em diferentes mídias, apresenta as obras dos autores convidados e, além disso, certifica os participantes como curso de formação.

Largos da Literatura

São espaços onde ações são desenvolvidas com intuito de formar leitores de textos literários e estimular a apreciação de manifestações culturais.

• Largo de Literatura, Marco da Capital Nacional da Literatura localizado na Praça Armando Sbeghen. Os destaques são: Árvore das Letras, Marco da Capital Nacional da Literatura, Monumento aos Tropeiros. Túneis adesivados com textos literários de autores passo-fundenses e autores presentes nas jornadas e quiosque.
  • Largo da Literatura Brasileira (localizado praça Antonino Xavier e Oliveira)
  • Largo da Literatura Gauchesca (localizado praça Abraão Madalosso)
  • Largo da Literatura Cômica (localizado praça Guilherme Luiz Sperry)
  • Largo da Literatura Universal (localizado praça Capitão Jovino)

Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski

Faz atendimento de pesquisa, acesso à internet, empréstimo de livros, atividades culturais e literárias. Atende a comunidade em geral. Fica localizada na Rua Morom, 2019. Funciona nos seguintes horários: 8h às 12h e 13h30 às 17hh30 e aos sábados: 8h às 11h30. Em 2013, foi realizada reforma da Biblioteca Pública sendo devolvida à comunidade com espaços modernizados, incluindo o Núcleo de Tecnologia que foi transferido para este local, sendo oferecido rede wireless e disponibilizando aos usuários 18 computadores com acesso à internet. Também são desenvolvidos na Biblioteca Pública os seguintes projetos:

• Arte na Biblioteca
  • Trupe da Literatura
  • Sacolas Literárias Itinerantes
  • Agendamento de Escolas
  • Espaço Autor Passo-fundense
  • Momento Autor Presente
  • Projeto Literatura em Diálogo

Bibliotecas Escolares

Cadastramento de todas as bibliotecas escolares num banco único de dados (GNUTECA), além de transformar estes espaços em espaços esteticamente agradáveis (Projeto da SME ”Minha Escola de Cara Nova”).

Sistema Informatizado do Acervo das Bibliotecas Públicas de Passo Fundo (GNUTECA)

No ano de 2013 a Prefeitura Municipal de Passo Fundo investiu significativamente na aquisição de um sistema para automação de todos os processos dos espaços de leitura, iniciado primeiramente na Biblioteca Pública, para depois abranger toda rede de bibliotecas públicas municipais.

Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta

Quiosque de leitura com livros, revistas e jornais, onde a comunidade também pode fazer o empréstimo de livros e ter acesso à internet nos computadores. Localiza-se na Praça Antonino Xavier e Oliveira. Atividades desenvolvidas: agendamento de escolas para visitação, Mês Monteiro Lobato, Toca do Coelho, Semana das Etnias, Semana do Município, Semana Farroupilha com Ronda Literária Crioula, Mês da Criança, Festa do Saci, Troca-troca mensal (atividades culturais na praça como: palestras exposições, apresentações artísticas).

Projeto ”Sábado é Dia de Oficinas no Quiosque”

Através do convênio entre Instituto Roberto Pirovano Zanatta e Prefeitura de Passo Fundo são oferecidas várias oficinas para crianças, jovens e professores de Passo Fundo, totalmente gratuitas (Canto Coral; Teatro; Violão; Produção Textual; Inglês Musical; Movimento e Ritmo e Xadrez).