Escola de Hackers

Oportuniza o desenvolvimento na área de programação e raciocínio lógico.

O Programa Escola de Hackers é um projeto institucional da Prefeitura de Passo Fundo que tem como objetivo oportunizar um espaço para desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico matemático para estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais, através do ambiente de programação Scratch. Liderando e articulando o projeto e suas frentes desde 2014, conta com o apoio da Universidade de Passo Fundo para a organização e a realização de oficinas. Entre seus objetivos, busca criar alternativas de utilização para os laboratórios de informática das escolas públicas; proporcionar atividades que visam o desenvolvimento de processos criativos, sistemáticos e colaborativos de aprendizagem, fortalecer a autonomia do estudante, promover facilidade na oratória, auxiliar no pensamento para diversas disciplinas do currículo escolar; e, por fim, fomentar o interesse em torno das áreas de informática e matemática.

A realização da Escola de Hackers se dá por meio de oficinas semanais, de aproximadamente 2 horas, nas escolas municipais, ministradas por monitores da Prefeitura Municipal de Passo Fundo que estão cursando faculdades ligadas a licenciatura e tecnologia de informação.

Atualmente o programa apresenta três desdobramentos: O Berçário de Hackers, que atende crianças da educação infantil do município, onde aprendem noções básicas de lógica de programação, a Escola de Hackers Avançada, que desenvolve habilidades na área de robótica com os alunos que se destacaram na Escola de Hackers, e a Academia White Hat, que atinge o público idoso que frequenta o CREATI.

Ao longo dos anos de projeto, a Escola de Hackers já ofereceu formação para 389 estudantes, e neste ano de 2019, está atendendo nove escolas municipais de ensino fundamental com o total de 160 alunos participantes das oficinas de programação.