PMPF Facebook

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

A Secretaria de Meio Ambiente, procurando preservar o meio ambiente, implantou em Passo Fundo a coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos. Todo o material recolhido é destinado a associações e cooperativas de recicladores. No momento, as instituições beneficiadas são: AAMMA, AREVI, COTRAEMPO e RECIBELA. Outras instituições podem se beneficiar da coleta seletiva, basta comprovar a necessidade junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Como funciona

A Coleta Seletiva de Lixo acontece no centro e nos bairros do município. O material deve ser separado em sacolas com lixo orgânico e reciclável.

O que pode ser reciclado:
Plásticos:
Embalagens de refrigerante, sucos, produtos de higiene, limpeza, sacolas plásticas, embalagens diversas.
Metais:
Ferro, aço, alumínio, alumínio chapa, lata, metal, cobre, chumbo, inox e outros.
Papeis:
Papelão, papel A1, papel A4, revistas e outros.
Vidros:
Vasilhames inteiros e cacos, todos os tipos.
Obs. No caso de vidro quebrado (cacos), é necessário que seja acondicionado de maneira distinta e que a embalagem seja identificada de maneira a evitar acidentes.
Óleo de cozinha usado:
É realizada coleta de óleo de cozinha usado. É possível também solicitar a abertura de um ponto de coleta em seu estabelecimento. As associações possuem bombona para acondicionamento e material educativo para conscientização.
Isopor:
Recolhemos isopor. Para destinação, o mesmo deve estar limpo e embalado.


O caminhão da coleta seletiva da CODEPAS passa de segunda-feira a sábado na região central da cidade onde possui o sistema de coleta por contêineres. Já nos bairros a coleta seletiva deve ser agendada com as associações de reciclagem que possuem convênio com a Prefeitura Municipal para criar um ponto de coleta seletiva, atualmente existem mais de 1.200 pontos de coleta seletiva na cidade.

Ponto de Coleta:
Podem ser pontos de coleta seletiva as residências, instituições de ensino, igrejas, condomínios, empresas, comércio em geral. A coleta seletiva atende toda extensão urbana da cidade.


Contatos
(54) 3045-1262 - Projeto Transformação
(54) 8146-7672 - AAMA
(54) 9614-6912 - COOTRAEMPO
(54) 3045-1968 - Codepas
(54) 3317-2529 - SMAM