PMPF Facebook

Atenção ao Idoso

Promove ações educativas visando a promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa.

A Coordenadoria realiza programas e grupos de convivência para idosos em Passo Fundo. Atua como agente de avaliação e monitoramento das casas de longa permanência para idosos instaladas na cidade

Planeja as atividades relacionadas aos idosos em situação de vulnerabilidade social, buscando a inserção em programas que viabilizem a ressocialização e emancipação social.

Viabiliza o abrigamento de idosos em casas ou lares asilares, acompanhando o tratamento dispensado e garantindo o cumprimento das medidas protetivas, conforme o estatuto de idoso.

A coordenadoria desenvolve projetos e oficinas nas áreas de tradição gaúcha, dança, musicalidade, atividades físicas, jogos, promoção a saúde, cidadania, literatura, visando a qualidade de vida do público-alvo da coordenadoria.

Em 5 de maio de 1996, foi oficializada a criação do DATI, através da Divisão do Idoso, da então Secretária da Criança e Ação Social. Aqui já existiam 11 grupos, sendo 10 em escolas e um no salão da Igreja. Naquele ano, foi formado o 1º grupo na Zona Rural - Bom Recreio.
Com a alteração de Secretaria, a Divisão do Idoso passou a denominar-se Coordenadoria de Atenção ao Idoso (COMAI), sendo, naquela data, a expressão DATI extinta. Atualmente a Coordenadoria faz parte da Secretaria de Gabinete.

Contamos  com 50 grupos de Convivência, localizados nos mais diversos bairros da cidade e no interior, tendo, aproximadamente, 2580 idosos matriculados.

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso promove ações que tornam o envelhecimento um processo assistido e bem sucedido, proporcionando ao idoso cuidados com a saúde, promovendo uma qualidade de vida satisfatória, por meio de atividades educativas multidisciplinares que permitem a manutenção e a melhoria da sua capacidade funcional.

Os grupos de Convivência são espaços para socialização de informação, práticas esportivas, atividades físicas, musicalidade, informações educativas, habilidades diversas e atividades sociais.

A Coordenadoria conta com 25 Professores e 3 estagiários, desenvolvendo as seguintes ações:

Programa Terceira Idade Digital
Projeto de animação sócio cultural
Oficina de tradição gaúcha
Oficina de dança para mulheres
Oficina de musicalidade (Banda, canto-coral e instrumental)
Bailes e festas comemorativas
Projeto de atividades físicas
Oficina de atividades físicas e recreação
Oficina de alongamento
Oficina de jogos adaptados(jogos de mesa, bolão, bocha e câmbio)
Projeto de promoção à saúde
Oficina namorar com saúde
Oficina de alimentação e nutrição
Oficina dinâmica motivacional
Projeto de cidadania
Oficina de literatura
Oficina de artesanato


Contato:

E-mail: cidoso@pmpf.rs.gov.br
Fone: 3312-9366 Ramal 212
Rua: Teixeira Soares, 652.