PMPF Facebook

Coordenadoria de Atenção ao Idoso

Promove ações educativas visando a promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa.

Justificativa

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso, da Prefeitura de Passo Fundo, foi instituída através do Projeto de Apoio à Terceira Idade (JUARES), firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo 7º Delegacia de Educação e Universidade de Passo Fundo em maio de 1995. A Lei 4338, de 10/01/2007 estabeleceu atribuições das Coordenadorias, atualizada em dezembro de 2009 e em versão consolidada da Lei Orgânica em 18/01/2017 passou a integrar o Gabinete do Vice-prefeito.

Essa Coordenadoria, objetiva garantir as politica públicas voltada à Terceira Idade, dando cumprimento ao Estatuto do Idoso e a Lei 4144 de 05/07/2004 que trata da Politica Municipal do Idoso.

A Coordenadoria tem a missão de assegurar a pessoa idosa e a liberdade, o respeito, a dignidade como um ser humano sujeito de seus direitos civis, políticos, individuais e sociais. Busca o reconhecimento do idoso como um indivíduo capaz de aprender, de se relacionar e de compartilhar suas experiências.

É também atribuição dessa Coordenadoria garantir as pessoas da Terceira Idade politicas públicas que garantam seus direitos e promovam ações que combatam a discriminação, a violência e o abandono.

É preciso destacar a pessoa idosa como sujeito que possui diversas dimensões, e que sua personalidade e suas experiências não se desfazem por ter chegado a velhice.

Essa Coordenadoria afirma que a Velhice é uma Conquista e que o nosso desafio é tornar essa fase da vida ativa, prazerosa e útil.

Objetivo Geral

Contribuir para uma melhor qualidade de vida dos idosos, através de ações que viabilizem a convivência social e o exercício da cidadania.

Metodologia:

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso, coordena as atividades que envolvem os Programas, Grupos de Convivência, (cinquenta grupos), Saber Viver e Terceira Idade Digital. Além dessas atividades, quando procurada ou informada sobre necessidade de atenção à saúde do Idoso, maus tratos, abandono familiar, realiza avaliações preliminares para posterior encaminhamentos.

Recursos Humanos:

Nº de Servidores

Função

Titulação

Carga horária

01 Coordenador Superior 35h
01 Chefe de núcleo Superior 35h
01 Estagiário Superior em curso 30h
01 Menor aprendiz Ensino médio em curso 15h
01 Motorista Ensino fundamental 40h
01 Serviços gerais Ensino Médio 35h
25 Instrutores Ed. Física Licenciatura Ed. Física 15h
01 Instrutor de Pilates Lic. Educação Física – Pilates 6h
01 Inst. de Alongamento Licenciatura Educação Física 4h
03 Instrutores de Jogos Licenciatura Educação Física 9h
01 Instrutor de Artes Licenciatura em Artes 15h
01 Inst. de Literatura Licenciatura em Letras 3h
01 Instrutor de Línguas Licenciatura em Letras 6h
01 Inst. de Alfabetização Licenciatura em Letras 3h
01 Inst. Livro terapia Licenciatura em Letras 3h
01 Instrutor de Canto Licenciatura em Música 7h
01 Instrutor de Coral Licenciatura em Música 8h
01 Instrutor de Banda Licenciatura em Música 7h
01 Inst. de Musical Licenciatura de Música 8h