Coordenadoria de Atenção ao Idoso

Promove ações educativas visando a promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa.

Justificativa

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso, da Prefeitura de Passo Fundo, foi instituída através do Projeto de Apoio à Terceira Idade (JUARES), firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo 7º Delegacia de Educação e Universidade de Passo Fundo em maio de 1995. A Lei 4338, de 10/01/2007 estabeleceu atribuições das Coordenadorias, atualizada em dezembro de 2009 e em versão consolidada da Lei Orgânica em 18/01/2017 passou a integrar o Gabinete do Vice-prefeito.

Essa Coordenadoria, objetiva garantir as politica públicas voltada à Terceira Idade, dando cumprimento ao Estatuto do Idoso e a Lei 4144 de 05/07/2004 que trata da Politica Municipal do Idoso.

A Coordenadoria tem a missão de assegurar a pessoa idosa e a liberdade, o respeito, a dignidade como um ser humano sujeito de seus direitos civis, políticos, individuais e sociais. Busca o reconhecimento do idoso como um indivíduo capaz de aprender, de se relacionar e de compartilhar suas experiências.

É também atribuição dessa Coordenadoria garantir as pessoas da Terceira Idade politicas públicas que garantam seus direitos e promovam ações que combatam a discriminação, a violência e o abandono.

É preciso destacar a pessoa idosa como sujeito que possui diversas dimensões, e que sua personalidade e suas experiências não se desfazem por ter chegado a velhice.

Essa Coordenadoria afirma que a Velhice é uma Conquista e que o nosso desafio é tornar essa fase da vida ativa, prazerosa e útil.

Objetivo Geral

Contribuir para uma melhor qualidade de vida dos idosos, através de ações que viabilizem a convivência social e o exercício da cidadania.

Metodologia:

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso, coordena as atividades que envolvem os Programas, Grupos de Convivência, (cinquenta grupos), Saber Viver e Terceira Idade Digital. Além dessas atividades, quando procurada ou informada sobre necessidade de atenção à saúde do Idoso, maus tratos, abandono familiar, realiza avaliações preliminares para posterior encaminhamentos.

Recursos Humanos:

Nº de Servidores