PMPF Facebook

Núcleo de Biometria

Funcionamento e serviços

Formulário Insalubridade

O Núcleo de Biometria está ligado à Coordenadoria de Recursos Humanos e a Secretaria de Administração, é o setor responsável pelos processos referentes à saúde e segurança dos servidores. A proposta de trabalho é o acolhimento inicial do servidor e, através de escuta sensível, realizar o direcionamento do servidor ao profissional indicado para atendimento. O objetivo central do trabalho deste Núcleo é assegurar a prevenção e promoção de saúde, e melhor qualidade de vida no trabalho, através de estratégias que possam assegurar aos servidores pleno acesso aos seus direitos, bem como condições favoráveis de trabalho.

O espaço proposto pelo Núcleo de Biometria conta com as seguintes equipes técnicas:

Serviço de Segurança do Trabalho (Técnicos em Segurança do Trabalho)

É um serviço que tem por objetivo proteger a integridade e a capacidade física e mental dos trabalhadores através da aplicação e promoção de medidas de prevenção que visam diminuir ou eliminar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, baseando-se no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e na legislação trabalhista vigente. Atua na prevenção de acidentes de trabalho, registros de acidentes de trabalho, orientações diversas, dentre outros.

Serviço de Medicina do Trabalho (Enfermeira e Médico do Trabalho)

É uma especialidade que se ocupa da promoção da Saúde do Trabalhador. Neste serviço, o médico do trabalho avalia a capacidade laboral do servidor a determinado trabalho e realiza avaliações admissionais, periódicas e demissionais, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais o servidor é exposto. Os servidores deverão entregar no Núcleo de Biometria, seus atestados médicos, no prazo de 2 dias úteis, contados da data do afastamento do trabalho. No ato da entrega, será informado a necessidade de agendamento de perícia médica.

Serviço de Intervenção Psicossocial (Assistente Social e Psicólogos)

É um trabalho prestado por Assistente Social e Psicólogos, exclusivo para servidores da Prefeitura de Passo Fundo. Tem como objetivos o acolhimento de demandas que necessitem de intervenção psicossocial imediata, acompanhamento e encaminhamento para as instituições da rede; orientação para acesso de direitos; avaliação para acesso a benefícios. Trabalha, ainda, com intervenção nos casos de readaptação, recondução e relotação de servidores, mediação em situações de conflito no trabalho proporcionando escuta sensível, levantamento sobre a realidade de trabalho e possibilidades de resolução do conflito, além de uma atuação na promoção de saúde e desenvolvimento do trabalhador e da qualidade de vida no trabalho.

O serviço funciona de forma aberta, sendo realizado através de encaminhamentos de colegas e/ou chefias, por livre demanda por parte dos servidores, ou quando identificado a necessidade por parte de algum profissional do setor.

Os serviços ofertados pelo Núcleo de Biometria vão além, e podem ocorrer nos espaços de trabalho dos servidores, com metodologias e temáticas pertinentes à realidade de trabalho.

O Núcleo de Biometria está localizado na Rua Uruguai, nº 760. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17 horas.

Contato: biometria@pmpf.rs.gov.br
(54) 3311-8874 ou (54) 3313-7525