O trabalho da secretaria é realizado por cinco coordenadorias

Coordenadoria de Administração e Planejamento
Responsável pelo trabalho de administração.

É o órgão responsável por integrar as demais coordenadorias de trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME). Tem como missão elaborar e organizar condições necessárias para um ensino de qualidade no município de Passo Fundo.

Atua no assessoramento ao secretário, participando das tomadas de decisão, coordenando e delegando as atribuições de controle, planejamento e acompanhamento da execução orçamentária dos recursos alocados na Secretaria; planejar, coordenar e avaliar as atividades referentes aos recursos humanos.

Também cabe à CAP coordenar as atividades de natureza administrativa,  a fim de que seja garantida às escolas de ensino fundamental e educação infantil infraestrutura adequada às necessidades básicas; Por fim, cabe-lhe, ainda, analisar os custos relativos às demandas da Secretaria e gerir os contratos administrativos e convênios.

Estrutura da coordenadoria
Núcleo de Recursos Humanos
Núcleo de Recursos Materiais e Financeiros
Núcleo de Transporte Escolar

Coordenadoria de Educação
Atua no gerenciamento da relação entre a Secretaria e as escolas

É o órgão responsável por fomentar a relação pedagógica com as equipes diretivas e o corpo docente das escolas da rede municipal de ensino.

Promove ações voltadas ao processo de aprendizagem, viabiliza a análise e aprovação dos planos de estudos, programas, calendários escolares, projetos políticopedagógicos e atua na coordenação das atividades relativas aos cursos de formação continuada.

O trabalho da coordenadoria está estruturado em 5 eixos:
Núcleo de Educação Especial
Núcleo de Legislação
Núcleo CEMAE
Núcleo de Ensino Infantil
Núcleo de Ensino Fundamental

Coordenadoria de Nutrição Escolar
Responsável por organizar e coordenar a nutrição das escolas da rede municipal de ensino de Passo Fundo

Recebimento, armazenamento, distribuição e controle de estoque dos alimentos são atribuições desta coordenadoria.

A quantidade de gêneros entregue nas escolas segue o parâmetro de per capita, elencado conforme a experiência da equipe nutricional desta coordenadoria, que mantém um estudo permanente, o qual monitora as demandas da educação.

O controle da distribuição dos gêneros alimentícios é feito por guia de distribuição de gêneros (Requisição de materiais), previstos nos cardápios por escola e modalidade de ensino, controlados pela supervisão desta coordenadoria.

O planejamento do cardápio é feito de acordo com a utilização de gêneros alimentícios básicos, com as referências nutricionais diárias estabelecidas.

Os cardápios são diferenciados para cada modalidade de ensino (educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos).

Coordenadoria Universidade Popular
Responsável por ações de educação continuada em Passo Fundo

Promover a formação continuada da população de Passo Fundo, jovens e  adultos, por meio de ações e políticas públicas que garantam o direito à educação ao longo da vida, visando a articulação das políticas de educação para tal fim.

O Trabalho tem como foco o desenvolvimento sustentável, prioritariamente das classes menos favorecidas.

Estão vinculados à Universidade Popular três frentes de trabalho: o Núcleo de Capacitação para o Trabalho, o Núcleo Educação de Jovens e Adultos(EJA) e o Núcleo do Livro Leitura e Literatura.

Coordenadoria de Inovações Educacionais

Responsável pelo trabalho de atualização constante do ensino, com base na inovação.

Desenvolve pesquisas e estudos em educação, com vistas a propor e desenvolver projetos de inovação educacional nas escolas da rede municipal de ensino de Passo Fundo.

Estrutura:
Núcleo de Estudos e Projetos -  mantém o vínculo da SME com os sistemas federais de financiamento da educação: Simec, Sigarp, Sife e Siconv,  informando dados e aderindo a programas, convênios e termos de compromisso dos Ministérios.

Núcleo de Tecnologia Municipal: promove a formação de professores em informática educativa; presta assistência às escolas na rede de informática

Programas:
Uniforme Escolar