Educação Ambiental

Setor responsável pelo trabalho que visa a melhoria do cuidado com o meio ambiente em Passo Fundo

O núcleo de Educação Ambiental tem como objetivo desenvolver a consciência ecológica, promovendo uma convivência harmoniosa entre o homem e a natureza, proporcionando a todas as pessoas a possibilidade de adquirir os conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necessárias para melhorar o meio ambiente; responsável em planejar, desenvolver e promover educação ambiental e a difusão de procedimentos que visam a melhoria do meio ambiente; difundir informações para a população sobre a importância da questão ambiental; coordenar campanhas, eventos, palestras, cursos e programas de educação ambiental e desenvolver atividades educativas que visem a melhoria da qualidade ambiental; organizar, relacionar e controlar uma biblioteca com livros e materiais relativos à atividade de meio ambiente; desenvolver projetos que busquem recursos para sua aplicação em âmbito federal, estadual e municipal; promover a educação ambiental em estabelecimentos de ensino público, privado, empresas e entidades; organizar e manter em dia o registro de todas as palestras, instruções e orientações ministradas dentro e fora da SMAM.
Participa do Projeto Coleta Seletiva Solidária que articula em parceria com as Cooperativas de Reciclagem a promoção da conscientização da população sobre a necessidade da separação e reciclagem dos resíduos, sua importância para o meio ambiente e para a geração de renda para os cooperativados.

Parque Ambiental Banhado da Vergueiro

O núcleo desenvolve junto a Sede da Secretaria do Meio Ambiente, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, palestras com os temas Resíduos Sólidos Urbanos, Recursos Hídricos, Biomas, Biodiversidade e Bem Estar Animal. Já foram recebidos 3.800 alunos da rede pública de Passo Fundo e Região, que além da palestra participam também de uma visita técnica ao Parque para conhecer um pouco mais sobre a sua fauna e flora local.

Sensibilização Ambiental na População Residente nas Margens do Rio Passo Fundo e seus Afluentes

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, criou uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de manter limpo o Rio Passo Fundo. A campanha funcionará de forma permanente, realizando abordagem nas residências com o objetivo de manter um diálogo de sensibilização familiar a partir da distribuição de material informativo aos moradores do entorno do rio, informando a maneira correta de disposição dos resíduos e também a importância da separação e acondicionamento adequado do lixo. No momento da visita, a equipe ressalta a importância dos recursos hídricos para a sobrevivência e para a saúde pública.

Semana Municipal da Água

A Semana Municipal da Água é realizada com diversos parceiros, entre eles os comitês de bacias hidrográficas, Agenda 21, Ministério Público, ONG´s e demais órgãos ambientais. As atividades acontecem tradicionalmente no mês de maio, quando além de palestras, o ato central da Semana da Água é o tradicional Abraço ao Rio Passo Fundo

Semana Municipal do Meio Ambiente

A Semana Municipal do Meio Ambiente ocorre tradicionalmente no mês de junho, quando são elaboradas diversas atividades com o objetivo de chamar a atenção para a temática ambiental.  Coleta de resíduos eletrônicos, palestras, caminhadas e atividades culturais relacionadas ao meio ambiente são algumas das ações que são realizadas. As atividades pretendem dar continuidade ao pensamento de sustentabilidade e buscar mais qualidade de vida, através da conscientização e da preservação ambiental. As atividades contam com a colaboração da Agenda 21 e demais parceiros.

Projeto Sala Verde

O projeto Sala Verde tem o objetivo de promover atividades e eventos educacionais, valorizando o meio ambiente, revendo o papel do homem como agente modificador da natureza, cumprindo um importante papel no contexto municipal, incentivando a conscientização acerca da importância da cidadania no planejamento e desenvolvimento de ações que visem assegurar a preservação do meio ambiente, formando cidadãos conscientes e críticos através da educação ambiental.

O Programa Pedagógico do Projeto Sala Verde, Estação Ecológica, abrange cursos, palestras, oficinas, eventos, reuniões e campanhas. Propiciando a todos os seguimentos da comunidade, principalmente na área da Educação Ambiental, um espaço que serve para estudo, pesquisa e conscientização ambiental.