Núcleo da Educação de Jovens e Adultos

Formação continuada de jovens e adultos

Tem por objetivo promover a Formação Continuada de jovens e adultos na área do conhecimento, priorizando as classes menos favorecidas. Este Núcleo compõe-se de um programa Municipal – Programa Tô Dentro e uma Modalidade de Ensino – Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O PROGRAMA TÔ DENTRO é uma iniciativa oferecida gratuitamente para preparação daqueles que desejam obter a aprovação em vestibulares, concursos e na prova do Enem e, com isso, poderem ter acesso ao Ensino Superior de forma gratuita, total ou parcialmente. O programa tem como principal requisito ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano. As aulas são desenvolvidas na Universidade Popular, que fica junto a Faculdade Ideau, na avenida Rui Barbosa, nº 103 – Qd. 138, no turno da noite, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. O programa, além de, dispor de aulas que priorizam os conteúdos cobrados nas provas do Enem ainda oferece dois simulados, aulas palestras e uma semana de revisão com professores do pré-vestibular Einsteen.

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) destina-se às pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 9º ano. Oportuniza o acesso à escola para aquelas pessoas que, na infância e adolescência, ficaram ausentes do processo de educação formal. A EJA é uma ação de indução ao desenvolvimento pessoal e de incentivo à responsabilidade social. Atualmente é oferecida em três escolas da rede municipal: EMEF Daniel Dipp – Bairro Hípica, EMEF Dyógenes Martins Pinto – Bairro Profº Schisler e EMEF São Luíz Gonzaga – Bairro São Luíz Gonzaga.