PMPF Facebook

CAPS II

Centro de Atenção Psicossocial Nosso Espaço

CAPS é a sigla de CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, um serviço público do Sistema Único de Saúde (SUS), aberto e comunitário, que oferece atendimento e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num serviço de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

É destinado às pessoas com transtorno mental severo e/ou persistente, ou seja, em sofrimento psíquico intenso.

Para ser atendida no CAPS II NOSSO ESPAÇO, a própria pessoa, seu familiar ou cuidador, pode procurar diretamente o serviço ou ser encaminhada por qualquer serviço de saúde, assistência social, poder judiciário, etc.

A pessoa deve ir, preferencialmente, acompanhada e levar o encaminhamento (se tiver), a receita da medicação (caso faça uso medicamentoso), Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e cartão SUS. O acolhimento é realizado por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, farmacêutico e médico psiquiatra.

As atividades desenvolvidas pelo serviço são atendimentos individuais e em grupos, oficinas terapêuticas, caminhadas, atividade física e passeios, dispensação, orientação e acompanhamento do uso da medicação, atendimentos e grupos com familiares, visitas domiciliares aos usuários do serviço, assembleia com usuários, consultas psiquiátricas para usuários atendidos pelo serviço e usuários encaminhados para avaliação de inserção ou internação psiquiátrica; articulação de redes visando a promoção, atenção e tratamento em saúde e a inclusão social.

Endereço: Rua Paissandu, nº 2131, Bairro Centro, CEP 99010120

Telefone: (54) 3314-5276

E-mail: caps.nossoespaco@gmail.com

Horário de funcionamento: 8h às 18h