Estrutura

Secretaria do Interior está organizada em cinco coordenadorias para realizar trabalho junto a comunidade rural

Rua Dr. João Freitas, 75 Passo Fundo/RS – CEP 99.010-005 – e-mail: secrint@pmpf.rs.gov.br

Coordenadoria de Administração e Planejamento

É o órgão responsável pelo trabalho de administração da Secretaria, atua na frequência dos servidores com a elaboração da efetividade mensal, assim como a elaboração do registro e acompanhamento de férias, licenças e outras situações funcionais.

Esta coordenadoria realiza o recebimento, controle interno e expedição dos processos internos e administrativos. Também atua na elaboração de requisições de materiais, serviços, equipamentos.

Realiza o apoio administrativo às demais coordenadorias e núcleos da secretaria, o controle da eficiência e eficácia de todos os órgãos da secretaria e de todos os processos e procedimentos administrativos, bem como o controle da execução orçamentária da secretaria, correspondência oficial e auxílio aos outros núcleos na realização de projetos e demais serviços da secretaria.

Coordenadoria do Interior

É o órgão responsável pela manutenção e conservação das estradas gerais e secundárias do Interior, realizando periodicamente as atividades de patrolamento, nivelamento, abertura de desaguadouros, colocação ou substituição de bueiros e empedramento das mesmas, objetivando atender aos que se utilizam periodicamente das vias nos transportes de produção rural e escolar, conferindo boas condições de trafegabilidade em qualquer época.

A coordenadoria também é responsável pela reforma de pontes e fomento ao setor agropecuário, através de serviços de terraplenagem, abertura de silagens e melhoria de acessos a aviários, leitarias e hortifrutigranjeiros.

Também realiza empedramento, nivelamento, abertura de desaguadouros, instalação de tubos, reconstrução de pontes, silagens, terraplanagem, fomento a atividade agropecuária.

A coordenadoria do interior é encarregada de organizar o uso da Patrulha Agrícola Rural nos seis distritos.

Coordenadoria de Agronegócio e Fomento Agropecuário

É o órgão responsável pela coordenação e realização de estudos necessários para analisar o contexto onde se enquadram as agroindústrias, bem como auxiliar no planejamento, visando a potencialização (gestão, análise de mercado e concorrência) do processo produtivo rural, com o intuito de trazer informações e suporte aos agentes econômicos do setor, orientar e auxiliar os respectivos núcleos na execução das competências atribuídas.

Estrutura da Coordenadoria:

Núcleo da Agricultura e Pecuária: Tem sua responsabilidade pelo desenvolvimento de convênios para o fomento da atividade agrícola e pecuária, por meio do incentivo a produção e abastecimento da Feira do Produtor, disponibilizando assistência técnica para pequenos produtores rurais, cadastramento de açudes. Além de outras atividades relacionadas a produção de Unidades Demonstrativas de Pastagens.

Coordenadoria de Inspeção

É o órgão responsável pela coordenação dos trabalhos de fiscalização do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) nos abatedouros, frigoríficos, laticínios, fábricas de embutidos, açougues, fiambrerias e Feira do Produtor Rural de Passo Fundo.

Com este trabalho, proporciona a oferta de produtos de qualidade a todos os consumidores. A coordenadoria tem atuação na fiscalização da higiene, temperatura, acondicionamento dos produtos oferecidos à população e das dependências dos estabelecimentos, sejam eles abatedouros ou câmaras frias, onde o produto é armazenado para posterior distribuição à revenda.

Coordena a fiscalização do transporte dos produtos, na verificação das normas de acondicionamento, higiene e temperatura. Servidores também realizam a orientação e auxilio ao respectivo Núcleo na execução das competências atribuídas.

Estrutura da coordenadoria:

Núcleo de Fiscalização:

Realiza a fiscalização de produtos de origem animal nas vias públicas, programadas com a parceria do policiamento da Brigada Militar e Vigilância Sanitária.

A secretaria fiscaliza o comércio desses produtos que circulam no município de Passo Fundo, averiguando a origem e verificando a regulamentação e integridade dos mesmos, combatendo a clandestinidade, o abigeato e a receptação de animais.

Coordenadoria da Agricultura Familiar

Entre as atribuições está o compromisso de formular, coordenar e executar políticas e diretrizes de desenvolvimento rural, com ações dirigidas à Agricultura Familiar, assentados da Reforma Agrária, pescadores, comunidades indígenas e quilombolas, agroindústrias familiares e cooperativas rurais e urbanas.