Governo > Secretarias > Segurança Pública
PRONASCI
Trânsito de Caminhões

Secretaria de Segurança Pública

Criada em Outubro de 2010, através da Lei Complementar nº 262, a Secretaria de Segurança Publica tem por objetivo estimular e colaborar como parte de ação conjunta com o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, DETRAN/RS, Policias Federal e Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e demais entidades, que tenham atividades relacionadas, com a segurança pública, bem como desenvolver e implantar políticas que promovam a proteção ao cidadão, articulando e integrando os organismos governamentais e a sociedade, visando organizar e ampliar a capacidade de defesa da população.

Além disso, tende a planejar, operacionalizar e executar ações voltadas para a segurança da comunidade, dentro de seus limites de competência, em especial desenvolver projetos em conjunto com as instituições relacionadas com as questões de segurança pública, com vistas a proporcionar melhores condições de controle, prevenção e ou enfrentamento da criminalidade.

Promover seminários, eventos, palestras e fóruns com a participação de segmentos representativos da sociedade organizada, objetivando despertar a conscientização da população sobre a necessidade de adoção de medidas de auto-proteção, bem como sobre a compreensão acerca da responsabilidade de todos na busca de soluções para as questões de segurança da comunidade. Contribuir com ações efetivas, dentro dos seus limites de competência, com vistas à redução e à contenção dos índices de criminalidade.

Ainda, atuar preventivamente, de forma a impedir a ocupação irregular das propriedades públicas municipais.  Articular e coordenar os organismos responsáveis pela Defesa Civil com vistas à prevenção e enfrentamento de calamidades públicas no âmbito do Município e atuar nas atividades de segurança do trânsito, no âmbito do Município, respeitados os limites de sua competência.

Estacionamento para motos

Monitoramento Eletrônico

O sistema de monitoramento e vigilância de Passo Fundo compreende em 8 câmeras localizadas nas vias públicas do Município e uma central de monitoramento. Os investimentos na implantação deste sistema, que segue os padrões exigidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), totalizaram cerca de R$ 385 mil.
>> Visualize as imagens

Secretaria de Segurança Pública