Inicial
|
Governo
|
Cidade
|
Servidor
|
Serviços
Governo > Secretarias > Habitação  
Habitação
 
 
 Departamento de Comunicação Social
 
Notícias relacionadas: Mais notícias:

   
Alunos do Neja participam de sarau na biblioteca municipal
 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 10/08/2006 12:08
 

Mesmo com o encerramento da Semana do Município, a programação comemorativa aos 149 anos de Passo Fundo prossegue até o dia 11 de agosto na Biblioteca Municipal Arno Viuniski. Na terça-feira à noite, cerca de 50 alunos do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – Neja, participaram de um sarau sobre a história do município.
Por cerca de duas horas, escritores locais resgataram trechos da história do município, e seus principais personagens. O médico e escritor Pedro Ari Veríssimo da Fonseca destacou que Passo Fundo ainda é uma criança em relação ao Brasil. O historiador Welci Nascimento apresentou alguns questionamentos em relação ao Cabo Neves, considerado o primeiro morador branco de Passo Fundo. Cabo Neves teria se instalado com a família nas proximidades onde hoje está a rua Uruguai com a rua 10 de abril. Posteriormente, edificou sua moradia definitiva na chamada “colina”, próximo a Praça Tamandaré. “Não encontrei nenhuma informação sobre a data da morte do Cabo Neves, tampouco em relação ao local onde teria sido enterrado. Estive em Curitiba e Cruz Alta, mas não consegui essas informações” declarou.
A professora Santina Dal Paz lembrou do trabalho de Ana Luísa Ferrão Teixeira, conhecida por Dona Zoca, como sendo a primeira educadora no município. “ O primeiro núcleo de ensino de Passo Fundo aconteceu na casa dela. A partir daí, foi construída a escola Protásio Alves” explicou. Autora do livro Ulisses Va In América, a historiadora Dilse Piccin Corteze apresentou alguns aspectos da história do Rio Grande do Sul e a chegada dos primeiros imigrantes italianos no município. A saga de uma dessas famílias foi lembrada pelo presidente do Centro Cultural Ítalo Brasileiro Santo Claudino Verzeleti.
O sarau contou com a participação da poetisa Helena Rotta de Camargo, e de sua filha, a escritora e cantora Gabriela Rotta de Camargo, que interpretou algumas canções nos intervalos dos debates. De acordo com a coordenadora da biblioteca, Marilza Bragagnolo, as exposições de João Simões Lopes Netos, Memórias Guardadas e Mostra da Cultura Italiana prosseguem até o dia 11 de agosto.

 
 
 
enviar por e-mail
imprimir
 
 
 
Mais perto de você para uma cidade melhor. Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Rua Dr. João Freitas, 75 - Passo Fundo - RS - Brasil
Telefone: (54) 3316 7100 - 0800 5417100 - e-mail: pmpf@pmpf.rs.gov.br
CEP: 99010-005