PMPF Facebook

Passo Fundo, 26/01/2018, 16:14

Bicicletas compartilhadas: aumentam usuários

O horário de maior utilização dos equipamentos é no período da tarde

Economizar tempo e dinheiro. Quem não quer? Esse é o resultado obtido pelos usuários das bicicletas compartilhadas, do Programa Passo Fundo Vai de Bici da Prefeitura de Passo Fundo. E a ideia vem ganhando cada vez mais adeptos. Em janeiro do ano passado eram pouco menos de 20 mil usuários cadastrados. Hoje, já são cerca de 25 mil.

Para se cadastrar para utilizar as bicicletas compartilhadas é simples. É só fazer o cadastro pela internet e informar alguns dados pessoais. Depois é preciso validar o cadastro, o que pode ser feito pela internet ou de forma presencial. Com o cadastro finalizado, é só usufruir dos equipamentos indo até alguma das 10 estações disponíveis, digitar o número de CPF e a senha previamente cadastrada.

A iniciativa, que foi implantada em junho de 2015, proporciona, todos os dias, que mais de duas centenas de viagens sejam realizadas. O horário de maior utilização dos equipamentos é no período da tarde, entre 12h e 18h e o tempo médio de uso é de 1h20. Os usuários podem ficar com a bicicleta por até duas horas. Se quiserem fazer o uso por um tempo mais prolongado, basta devolverem a bicicleta em alguma das estações, aguardar 15 minutos e repetir a operação.

Unindo economia e saúde, Diego Constant Carvalho, que trabalha no Centro, utiliza as bicicletas como alternativa. “É bom porque uso como meio de transporte. Eu poderia usar ônibus, mas assim é um meio de economia, não gastar em passagens para ir trabalhar. É mais saudável também”, afirma.

Moradora do Boqueirão, Loreci Nunes aproveita as bicicletas para fazer as tarefas do dia a dia. “É muito bom! Desde que começou eu uso quase todos os dias porque de ônibus demora muito mais, e é uma economia também. Às vezes pego duas ou três vezes no dia. As bicicletas também estão sempre boas”, destaca ela.

Perfil dos usuários
O público que mais utiliza as bicicletas é o com idades entre 20 e 30 anos (42,3%), seguido pelo grupo que tem de 30 a 40 anos de idade (25,2%). A maioria tem ensino médio completo (28,8%). Pelos dados apresentados na hora do cadastro quase 35% dos usuários declarou não possuir renda e 25% disseram ganhar de um a dois salários mínimos.

Benefício para o meio ambiente
Além da redução de custo para quem utiliza os equipamentos, a utilização das bicicletas compartilhadas proporcionou que fossem poupados 97188 kg de CO2, uma vez que se trata de um  meio de transporte não motorizado e, portanto, não poluente.

(Foto: Divulgação)

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h