PMPF Facebook

Passo Fundo, 15/06/2016, 15:30

Novo Parque da Gare

Obra histórica chega à fase final e será entregue dia 22 de junho

O novo Parque da Gare já é realidade e concretiza a realização da obra mais importante do município em décadas. Após um ano de execução dos serviços de revitalização, o espaço público que está no coração da cidade e representa seu desenvolvimento está a poucos dias de ser devolvido à população. Nessa quarta-feira (15), foi realizada uma visita técnica às obras do parque, que será aberto à comunidade dentro de uma semana, no dia 22.

O prefeito Luciano Azevedo destaca o esforço da administração municipal em recuperar o local simbólico. “Esta é a nossa maior obra e a de maior significado, pois estamos devolvendo para Passo Fundo não apenas um novo parque, mas um novo conceito de cidade, para que tenhamos um espaço cada vez mais humano e para todos. É mais um compromisso que cumprimos e a certeza de que vamos continuar a recuperação de espaços públicos para as pessoas”, disse Luciano, que também agradeceu a ajuda do ex-deputado Beto Albuquerque, que destinou recursos para a obra ainda quando deputado, e todos os envolvidos no planejamento e execução da obra.  

Para Beto Albuquerque, a cidade se mostra cada vez com mais possibilidades e contempla todas as pessoas. “É um orgulho acompanhar todas as frentes de trabalho e o resultado disso, com a cidade em destaque no estado e país. Passo Fundo precisa ser a referência de polo que lhe foi dada e essa obra mostra isso. O mais democrático da Democracia é devolver espaços públicos às pessoas”, ressaltou Beto.

Toda a área foi preparada com drenagem e terraplanagem para receber os serviços previstos no projeto, que conta com a implantação de equipamentos públicos para criar um espaço dinâmico, atrativo e traz uma nova ideia de ocupação da cidade, junto a princípios de sustentabilidade, cidadania, mobilidade e arquitetura e urbanismo.

A estação férrea de Passo Fundo, carinhosamente apelidada pelo termo francês Gare, foi construída em 1898, e de imediato passou a ser referência de modernidade e desenvolvimento da cidade. Para a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, “a revitalização do Parque da Gare é fundamental para a definição da identidade de Passo Fundo, pois a ferrovia foi fator fundamental na conformação e organização da cidade e merecidamente o parque volta a ser o coração e as portas da cidade”, destacou.  

O deputado estadual Juliano Roso, que foi vice-prefeito de Luciano no início da gestão, a Gare é um símbolo de Passo Fundo, que representa o crescimento da cidade pela ferrovia, por isso, o resgate feito com a revitalização é tão significativo.

Um dos ícones ao falar de leitura e formação do leitor em múltiplos suportes, Tania Rösing, que será curadora do PRISMA: Estação Cultural da Gare e de todas as políticas públicas na área de Leitura e Formação do Leitor no município, também fala sobre a obra. “O que pensa um prefeito que diz que cuidar da cidade e cuidar das pessoas? Muito está neste espaço e no que isso representa. Era preciso uma mente jovem e cheia de determinação para fazer isso. Temos uma cidade de cara nova”, finalizou ela.

O projeto de revitalização foi realizado com investimentos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), emenda parlamentar do ex-deputado Beto Albuquerque e recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo. O novo Parque da Gare será aberto à comunidade no dia 22 de junho.

Uma história que nasceu no coração da cidade
A Gare tem expressiva contribuição para Passo Fundo. O transporte ferroviário passou a conectar Passo Fundo a São Paulo e outras cidades, fomentando a economia e também o desenvolvimento social e cultural da cidade. A área hoje conhecida como Parque da Gare foi por décadas ocupada pela mancha ferroviária, onde estavam oficinas, prédios de turmas, pavilhões e trilhos. Hoje, o espaço das locomotivas passa a ser das pessoas que darão um novo significado para essa área tão simbólica da história passo-fundense. As oficinas e trilhos darão lugar a espaços de esporte e lazer, uma viagem da cultura e do conhecimento.

Os espaços
O Parque da Gare foi revitalizado em toda a extensão de sua área e entorno, desde a antiga Estação Férrea. Os espaços conversam entre si e possuem uma rota de acessibilidade universal, que permite o fluxo de pessoas com mobilidade reduzida. Ainda, há estacionamento em alguns pontos. O parque terá sua entrada principal pela Rua General Neto, resgatando assim a importância histórica. O parque terá ainda equipes de limpeza e segurança.

Antiga Estação Férrea
Com a restauração da antiga Estação Férrea da Gare, o local está interligado com o novo prédio da Feira do Produtor e o parque como um todo. As obras englobaram a extensão total, incluindo a área externa e interna e o Largo Firmino Duro.

Feira do Produtor
O prédio da Feira do Produtor atende um pedido antigo para qualificar as atividades dos pequenos produtores do município. A estrutura está adequado às exigências da Vigilância Sanitária e Bombeiros, além de ter acessibilidade e entradas adequadas para a carga e descarga, depósito e área para alimentação.

Gare Café
A partir de processo para escolha de uma empresa que se enquadrasse nos requisitos, o parque tem um café, a fim de atender todos os dias da semana a população.

Esportes
Na área esportiva, o Parque da Gare conta com quadra de esportes, pista especial para BMX e pista de skate, bem como pista de caminhada e ciclovia no entorno do parque.

Cultura
Anfiteatro ao ar livre e espaços multiuso para feiras e eventos são alguns dos equipamentos na área cultural.

PRISMA: Estação Cultural da Gare
Um espaço direcionado para a leitura de mundo, do impresso ao digital, da literatura e das artes aos games. O objetivo do PRISMA é formar leitores com potencial para ler materiais em diferentes suportes, na perspectiva contemporânea, com possibilidades de circulação entre linguagens artísticas e manifestações culturais na ubiquidade (ocupar distintos espaços ao mesmo tempo).

Lazer para crianças
Com diversos pontos de lazer, as crianças terão opções de brinquedos e gramados amplos. O parque também oferece o primeiro playground acessível para crianças.

Lago
O lago do Parque da Gare também foi revitalizado e ganhou uma passarela. A ponte acaba sendo um mirante, atração para observar as belezas naturais do parque.






Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h