PMPF Facebook

Passo Fundo, 16/03/2014, 00:00

Conselhão pede que Prefeitura não invista recursos no Ginásio Teixeirinha

Conselheiros estiveram reunidos neste final de semana

As alternativas para a recuperação e devolução do Ginásio Teixeirinha à comunidade estiveram na pauta da primeira reunião ordinária do ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES – PF), o chamado Conselhão, neste final de semana. Uma das Câmaras Temáticas debateu o assunto e, em votação, os conselheiros optaram pelo não investimento de dinheiro público na recuperação do Ginásio.

O Procurador Geral do Município, Adolfo Freitas, destacou que viabilizar a recuperação do ginásio e do seu entorno significaria um investimento superior a R$ 8 milhões. “A reunião de hoje referendou o não investimento de dinheiro da Prefeitura no ginásio. Entendemos que, como o ginásio é um patrimônio público, é necessário dar uma solução, mas o Conselho entende que o investimento é alto e não deve acontecer. Devemos buscar outras possibilidades”, explicou Freitas.

Para Paulo Cesar Rigon, Conselheiro e Coordenador de Comunicação do Hospital da Cidade, é preciso estudar outras forma de viabilizar a recuperação do ginásio. “Já foi investido muito dinheiro público no Teixeirinha. É necessário encontrar uma solução que não onere mais o município, como uma parceira público/privada ou algum tipo de investimento que recupere a construção e que possibilite a utilização do ginásio pela comunidade”, finalizou.

Possíveis soluções para o Teixeirinha vêm sendo discutidas pelo Conselhão desde o ano passado. Em outubro, os integrantes visitaram o local para avaliar os problemas da estrutura que foi entregue inacabada para a comunidade, em 2004. Desde junho do ano passado, o ginásio está interditado. Após vistoria, foram apontados problemas na estrutura, o que inclui piso da quadra e palco com infiltrações e irregularidades, cobertura com telhas inadequadas, paredes com umidade, rachaduras, deslocamentos, arquibancadas com falta de correções de corrimão e guarda-corpo, queda da parte de alvenaria e, ainda, problemas da parte elétrica.

As deliberações do Conselhão serão encaminhadas ao prefeito Luciano Azevedo, para que o Executivo tome as medidas cabíveis. Além do Ginásio Teixeirinha, outros assuntos foram discutidos na reunião deste final de semana, como intervenções no trânsito da cidade e o modelo de apoio referente à doação de áreas para empresas se instalarem no município.

CONSELHÃO

O CDES-PF é um órgão superior de gestão e de assessoramento direto e imediato do prefeito, composto por gestores do governo (secretários municipais e assessores técnicos), bem como por empresários, intelectuais, sindicalistas, profissionais liberais, personalidades e representantes das organizações da sociedade civil – sendo todos os membros convidados pessoalmente pelo prefeito Luciano.

O objetivo do Conselhão é propor ideias e projetos que irão subsidiar a formulação das políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Passo Fundo.

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h