PMPF Facebook

Passo Fundo, 04/10/2013, 00:00

Projeto Defesa Civil na Comunidade forma 28 alunos em Passo Fundo

Projeto Defesa Civil na Comunidade forma 28 alunos em Passo Fundo

Lições de cidadania, respeito ao próximo e cuidados com o meio ambiente fizeram parte do curso de Defesa Civil realizado pela turma do 5º ano da Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho. Os 28 alunos formandos, que frequentaram as aulas durante toda esta semana, receberam certificado e o título de Agentes Mirins da Defesa Civil. A escola foi escolhida por estar localizada no bairro José Alexandre Zachia, que pertence ao projeto Território da Paz.

O projeto, que tem como objetivo construir uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar, capacita a comunidade, fazendo com que todos sejam parceiros e facilitadores no desenvolvimento de uma cultura preventiva, apresentando conteúdos sobre a defesa civil e alertando sobre a preservação e cuidados com o meio ambiente.

A cerimônia, realizada na manhã de sexta-feira (04), contou com a presença de autoridades, professores, formandos e demais alunos da escola.Para a coordenadora pedagógica do projeto Defesa Civil na Comunidade, tenente Luzilani Ziegler, o mais importante é ensinar às crianças que a Defesa Civil somos todos nós. “Durante o curso, eles aprendem lições de cidadania, como respeito ao próximo, cuidados e preservação do meio ambiente, destinação correta do lixo entre outras. Nos preocupamos em mostrar para cada um que precisamos cuidar do nosso bairro, da nossa escola e da relação entre as pessoas”, salientou Luzilani.

A aluna Leticia Velasque Souza destacou que o mais importante durante o curso foram as lições de cidadania e respeito. “Aprendemos que a Defesa Civil pode ajudar a todos, que isso é cidadania. Temos que respeitar a nossa escola, o nosso bairro e as pessoas”.Segundo a diretora da escola, professora Rejane Inchoste, o aprendizado repassado aos alunos durante a última semana servirá para toda a vida. “Foram dias muito produtivos para todos que participaram, sem dúvidas. As questões sobre voluntariado e cidadania devem e serão levadas para toa a vida”, destacou Rejane.

O vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso, participou da formatura e pediu aos alunos que multipliquem o que aprenderam. “Os alunos receberam hoje um certificado, o que representa o envolvimento de cada um. É importante que eles possam levar as lições aprendidas para a família, para os amigos. Cidadania também é dividir o conhecimento”. Juliano aproveitou o momento para anunciar que a Prefeitura quer resgatar, através de um projeto, as ações da Defesa Civil no município.

Galeria de imagens