PMPF Facebook

Passo Fundo, 20/07/2021, 15:08

Passo Fundo lidera ranking de vacinação

Resultado do programa Te Vacina, lançado pelo governo gaúcho, foi divulgado nesta terça-feira

“Recebemos esta notícia com muita alegria e satisfação. Estamos, todos, empenhados em garantir a rápida vacinação dos passo-fundenses. Vacina é esperança e retomada”, disse o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, ao ouvir o governador, Eduardo Leite, e a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, anunciarem que Passo Fundo obteve o primeiro lugar no ranking de vacinação contra a Covid-19 entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Lançado pelo Governo do Estado como uma iniciativa para estimular a ampliação da cobertura vacinal entre as cidades gaúchas, o Te Vacina analisou diferentes indicadores para construir o ranqueamento entre os municípios do Estado. “A pandemia ainda não está controlada e nós precisamos continuar trabalhando para o avanço da vacinação em todo o Rio Grande do Sul. Até esta segunda-feira (19), o Estado tinha 51,8% da população vacinada em primeira dose e 22,5% com o esquema vacinal completo. Todos os municípios têm se empenhado muito para fazermos estes indicadores aumentarem”, apontou Leite, destacando que o comprometimento das prefeituras tem sido um fator decisivo para que o Estado consiga avançar neste processo.

Em Passo Fundo, até esta segunda-feira (19), haviam sido aplicadas um total de 152.807 doses das vacinas, sendo 104.889 em primeiras doses; 42.786 em segundas doses e 5.132 em doses únicas, confirmando a colocação do município como primeiro lugar no ranking estadual. “São números que nos deixam contentes, mas também conscientes da nossa responsabilidade e do papel que devemos continuar mantendo. É preciso avançar ainda mais na vacinação da nossa população e seguiremos agindo fortemente com este propósito”, defendeu Pedro, complementando que o sucesso da operacionalização do Plano Municipal de Imunização é resultado do esforço coletivo de todos os servidores que estão trabalhando nas campanhas de vacinação contra a Covid-19. “Todos os nossos secretários e servidores, de todas as secretarias, tem se dedicado muito para isso. Dividimos com a cidade este reconhecimento”.

Para a secretária de Saúde, Cristine Pilati, este ranking demonstra o potencial de Passo Fundo na logística e na estruturação de um programa tão importante quanto é a vacinação. “Nos sentimos sempre muito desafiados e nosso trabalho tem sido incansável para atender bem, com agilidade e responsabilidade”, observou Cristine, reforçando que o prêmio também valorizou a capacidade que os municípios demonstraram em cadastrar, com celeridade, as vacinas aplicadas. “Vacina boa é a vacina que chega e já vai para o braço da nossa população”.

Ocupando a primeira posição do ranking, Passo Fundo receberá um prêmio no valor total de R$ 150 mil, que deverão ser aplicados exclusivamente em ações de saúde.

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h