PMPF Facebook

Passo Fundo, 12/04/2019, 16:28

Educação realiza dia de estudo da Base Curricular

A data foi definida pelo Ministério da Educação para ser o dia D de estudos

A sexta-feira (12) foi marcada pelo estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atividade que aconteceu em todas as escolas públicas municipais. A data foi definida pelo Ministério da Educação para ser o dia D de estudos e teve a participação das escolas de ensino fundamental e educação infantil.

O processo de estudo, no entanto, começou antes. A Coordenadoria de Educação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo, desde o ano de 2017, vem implementando ações para que o estudo da BNCC se efetive na rede pública municipal. Por conta disso, foram realizadas formações dentro do Programa de Formação Continuada, relato de experiências, oficinas e efetivação de um grupo dinamizador formado por coordenadores pedagógicos das escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental e coordenadores pedagógicos da Coordenadoria de Educação, visando o envolvimento de todos os profissionais da educação municipal no estudo da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho.

Todas as escolas de educação infantil e de ensino fundamental da rede municipal fizeram então um estudo orientado nesta sexta-feira, disponibilizado pela Coordenadoria de Educação. “Este processo participativo, propõe uma análise e avaliação dinâmica, reflexiva e dialógica da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho, tendo como foco o aluno, o professor e o processo de ensino/aprendizagem. A partir dessas reflexões, podemos aprimorar o processo educativo oferecido aos educandos, respeitando as particularidades dos diferentes níveis e etapas de ensino e considerando a Educação Básica na sua integralidade. O dia D é mais uma oportunidade de estudo disponibilizada à nossa rede, respeitando sempre a realidade local de cada escola no que tange a uma construção curricular que efetive os princípios de qualidade e equidade para todos os alunos de nossas unidades escolares”, afirma Marla Maffi, coordenadora da Coordenadoria de Educação.

Neste dia, as escolas também analisaram o projeto do Novo Referencial Curricular da rede municipal de ensino que está em processo de construção. Este projeto está sistematizado em uma tabela que foi o foco de estudo e análise de todos os professores no dia 12, dia D e nos demais dias estabelecidos pelo MEC (17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro). Cabe ao grupo de profissionais registrar sugestões na coluna específica, de acordo com a especificidade de cada componente curricular e área do conhecimento, contemplando especificidades locais e regionais, agregando objetivos e habilidades à parte diversificada. Cabe ressaltar que o Novo Referencial vai orientar e direcionar todo o trabalho pedagógico das escolas municipais a partir de 2020.

(Foto: João Henrique Pazuch)



Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h