PMPF Facebook

Passo Fundo, 10/08/2018, 14:59

Escola municipal promove palestra sobre Waldorf

O evento será no dia 3 de setembro, nas dependências da escola

A Escola Municipal de Educação Infantil Toquinho de Gente é a única escola da rede pública a desenvolver suas atividades utilizando a chamada Pedagogia Waldorf. Por isso, professores, coordenadores e diretores têm procurado a escola para saber mais sobre a metodologia, que é utilizada desde o ano 2014. Pensando em abranger um maior número de pessoas, a escola resolveu promover uma palestra sobre o tema.

O evento será no dia 3 de setembro, nas dependências da escola, quando então a pedagoga Sandra Beck, especialista em Waldorf, irá proferir a palestra com o tema ‘Infância: anos dourados da criança. Uma abordagem da Pedagogia Waldorf’. Os ingressos custam R$ 20 e qualquer pessoa pode participar.

A adoção da Pedagogia Waldorf pela Escola Toquinho de Gente se deu no ano de 2014 quando, segundo a diretora Taniamar Rescke, a direção e professores iniciaram um estudo mais aprofundado sobre o método para então implantá-lo com as crianças no ano de 2016. A escola, que atualmente atende 83 alunos, é um das únicas escolas públicas a usar este tipo de metodologia.

O que é a Pedagogia Waldorf

“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo”. A frase é de Rudolf Steiner, desenvolvedor do método. E esse um dos preceitos que baseia a metodologia de ensino, criada em 1919.

A Pedagogia Waldorf baseia-se numa abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo e promovendo o fazer, o sentir e o pensar, conforme a definição da Federação das Escolas Waldrof do Brasil.

Serviço
Infância: anos dourados da criança. Uma abordagem da Pedagogia Waldorf
Palestra com a pedagoga Sandra Beck
Data: 3 de setembro
Horário: 13h30
Local: Escola Municipal de Educação Infantil Toquinho de Gente (antigo Seminário Carmelitas, vila Mattos)
Ingressos: R$ 20 – disponíveis na Secretaria de Educação, Escola Artes e Manhas e Centro Municipal de Professores (CMP)


Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br