PMPF Facebook

Passo Fundo, 11/07/2018, 16:01

França: presença confirmada no Festival

Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie vai representar a França no Festival de Folclore

Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie vai representar a França no Festival Internacional de Folclore.

Coerentes com seu ponto de vista para promover a cultura e as danças tradicionais da Savoia, uma região da França, o grupo está convencido de que é absolutamente necessário levar sua ação a um nível de qualidade sempre superior. Assim, em 2015, criou-se o Balé de Savoia. Este grupo composto por dançarinos com idade entre 15 e 30 anos, motivados e com franca experiência de danças e de palco, apresentam um espetáculo coreografado com um belo objetivo, num percurso de excelência artística a serviço das tradições populares. É uma iniciativa semi-profissional e completamente singular na França. Esta criação artística semi-profissional, o Balé de Savoia, é um meio para o grupo de Artes e Tradições Populares de realçar, tanto na França quanto no exterior, sua cultura e suas danças tradicionais.

Deste modo, é apresentado o Balé de Savoia, nos maiores festivais da França e no exterior, em número de três ou quarto participações por ano, a fim de perseguir o objetivo primeiro de sua associação: “a conservação e a promoção das tradições savoianas”. Mostram ao mundo inteiro a riqueza, a qualidade e a beleza de sua danças, e mais amplamente a cultura da região de Ródano-Alpes. Além disso, tem a vontade de testemunhar, com sua participação nesses festivais internacionais de dança tradicional, uma cultura de abertura para o mundo, que eles sabem ser a cara da Savoia.

O Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie é uma associação autorizada pelo Ministério da Juventude e dos Esportes da França e declarado de utilidade pública. Há vários anos, o Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie participa em nível nacional e internacional da promoção das culturas tradicionais. O grupo é membro da Confederação Nacional dos Grupos Folclóricos Franceses, da União Artística e Intelectual Cheminots Franceses, do Comitê Internacional de Artes e Tradições Populares (IOV) e da Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF). Em 2013, o grupo La Savoie juntou-se ao restrito número de festivais franceses com a marca CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festival de Folclore e Artes Tradicionais), uma ONG sob tutela da UNESCO. Esta marca recompensa os grupos pela qualidade de seu trabalho artístico e a autenticidade de suas tradições e sua capacidade de transmitir e difundir suas culturas populares.

Festival Internacional de Folclore
O XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo acontece em agosto de 2018. É promovido pela Prefeitura de Passo Fundo e AOFFERS – Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul, com as chancelas internacionais do CIOFF, FIDAF E FEBRARP.

(Foto: Divulgação)
(Texto: Festival Internacional de Folclore)

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br