PMPF Facebook

Passo Fundo, 22/06/2018, 17:13

Vitória coletiva: edital para obras de ampliação

Esse novo passo é considerado uma vitória coletiva de todos que uniram força em Passo Fundo e região

O governador José Ivo Sartori autorizou, nesta sexta-feira, o edital para contratação da empresa que fará o projeto executivo e a obra de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz. O ato de lançamento aconteceu nessa sexta-feira (22), na Universidade de Passo Fundo, com a presença do governador, do prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, e dezenas de autoridades políticas e empresariais da cidade.

Esse novo passo é considerado uma vitória coletiva. “Agradecemos ao governador José Ivo Sartori, é pela decisão dele que temos a autorização da obra do aeroporto e estamos aqui vivendo este momento. Passo Fundo se orgulhará e lembrará do dia de hoje por muitos anos. Esta batalha que parecia perdida foi conquistada porque paramos de agir isoladamente e constituímos um grupo de trabalho que foi de grande importância para que esse dia chegasse”, destacou Luciano, que também agradeceu as entidades envolvidas e os deputados estaduais Juliano Roso, Gilberto Capoani e Pedro Westphalen, que foi secretário dos Transportes do Estado, além do deputado federal Alceu Moreira, que ajudou na articulação junto ao governo federal.

Os serviços, orçados em R$ 55 milhões, são considerados prioridade para o desenvolvimento da aviação regional. Os recursos – oriundos do orçamento da União, com contrapartida do Estado – estão garantidos em um termo de cooperação firmado no final de 2017.

O deputado Alceu lembrou o dia em que esteve em Passo Fundo numa reunião-almoço para buscar soluções pela causa do aeroporto. “Podemos afirmar que a política é uma ferramenta de solução de vida no caso do aeroporto de Passo Fundo, que tem um processo de desenvolvimento moderno e qualificado, sendo ícone do RS. Estava faltando o aeroporto, uma qualificação que vai permitir uma logística bem qualificada e mais fluxo de voo, em um eixo interno em que mais de 100 cidades da região que passavam por Porto Alegre terão Passo Fundo como eixo referencial”, afirmou.

O início da qualificação da aviação regional foi ressaltado pelo governador Sartori. “Acredito que nunca falou solidariedade e trabalho integrado do nosso governo com a Prefeitura de Passo Fundo. Este é um momento de esperança e construção de um novo futuro. Estamos mais próximos do sonho dessa comunidade, de ter um aeroporto à altura de Passo Fundo e região. Fiz questão de estar aqui porque é uma celebração coletiva, uma conquista que foi alcançada porque temos união”, afirmou.

Como será a licitação?
A licitação será por regime diferenciado de contratação (RDC). A empresa ou consórcio que vencer o certame ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos e a execução das obras. Os serviços incluem a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento das aeronaves, além da recuperação da atual pista de pousos e decolagens.

O projeto
A reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz abrange a construção de novo terminal de passageiros com 2,1 mil metros quadrados, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves (especialmente em dias de neblina ou chuva), ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano.

O salto de qualidade traz a possibilidade de mais companhias demonstrarem interesse pelo aeroporto. A nova Seção contra Incêndio também aumenta o nível de segurança e faz com que grandes companhias tenham condições de trabalhar aqui, ligando Passo Fundo a novos lugares.

(Fotos: Alex Borgmann)

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h