PMPF Facebook

Passo Fundo, 17/03/2017, 16:48

Diagnósticos de doenças respiratórias crônicas

Passo Fundo renova adesão para realizar exames

A Prefeitura de Passo Fundo renovou o termo de adesão ao RespiraNet, primeiro serviço no Brasil de telediagnóstico para doenças respiratórias crônicas (DRC) por meio do exame de espirometria. O município é um dos sete do estado que contam com espirômetros, equipamento para a realização dos exames, sendo representante da macrorregião Norte. São beneficiados todos os usuários de atenção básica da rede.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, a ação segue para qualificar o serviço nos bairros da cidade. “Este exame é fundamental para avançarmos na qualidade da saúde de todos os passo-fundenses”, ressaltou ele.

O objetivo do RespiraNet é facilitar o acesso dos usuários ao exame e melhorar o manejo e acompanhamento das DRC. O projeto é realizado pelo TelessaúdeRS/UFRGS através da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A população do Rio Grande do Sul tem acesso gratuito ao exame de espirometria desde setembro de 2013, quando o primeiro espirômetro foi instalado na cidade de Santa Rosa. Em dezembro de 2014 o projeto passou a abranger todo o estado.





Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br