PMPF Facebook

Passo Fundo, 16/01/2017, 16:05

Meu Bebê, Meu Tesouro já atende 1.500 mães

O programa vem mudando a realidade de famílias no município

Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para promover atenção integral à saúde da mãe e do bebê até o primeiro ano de vida, o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro já beneficiou 1.500 mães no município. O dia a dia de quem participa da iniciativa é mais seguro, tanto pelo atendimento especializado quanto pelas orientações que ajudam a estreitar a relação entre mãe e filho.

A moradora do Bairro Zachia, Marlise Konig Rodrigues, de 37 anos, é mãe de Maria Cecília, de 5 meses. Com acompanhamento do Meu Bebê, Meu Tesouro desde o início da gestação, ela conta como está sendo a experiência. “Eu aprendi muito com o programa. Sinto uma diferença enorme se comparar a criação dos meus filhos mais velhos e da Maria Cecília. Ter esse acompanhamento completo desde o início até um ano de idade é uma tranquilidade. O atendimento que recebo também é muito carinhoso”, disse a mãe de Gabriel, de 13 anos, e de Leonardo, de 17 anos.

Marlise ficou sabendo do programa na unidade de saúde do bairro. Entre as orientações, ela conta que a importância do aleitamento materno foi a melhor. “Eu amamentei a Maria Cecília desde o início e sigo amamentado, por isso, aprendi a me alimentar melhor e beber mais água. Esse período é muito importante para a saúde do bebê. Ela é saudável e fica bem alimentada”, afirmou.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Eliana Bortolon, além de proporcionar atendimento diferenciado para a gestante em risco, o programa impacta na redução da mortalidade infantil, que já reduziu 36% em Passo Fundo desde 2013. “A atenção à primeira infância sempre foi prioridade para o prefeito Luciano. A redução da mortalidade infantil está ligada a essas ações de cuidado, sendo uma grande conquista para o município”, ressaltou.

A Secretaria de Saúde, que coordena as atividades do programa, também organiza encontros, palestras e entrega dos kits de enxoval.
O Meu Bebê, Meu Tesouro tem foco em gestantes vulneráveis, seja por questões de saúde, familiar ou financeiras, sendo oferecido em toda a rede municipal. Qualquer gestante que é atendida pela rede pode solicitar avaliação para participar.

Mais informações pelo telefone (54) 3316-1000.



Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h