PMPF Facebook

Passo Fundo, 11/08/2017, 16:14

 Passo Fundo reconhecido por informatização

Município se destacou devido ao Projeto Escola de Hackers

O município de Passo Fundo foi um dos destaques do 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves. O evento certificou os 20 municípios gáuchos que mais incluíram propostas de informatização da gestão pública nos planos de governo protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral no ano passado.

No caso de Passo Fundo, o município se destacou devido ao Projeto Escola de Hackers e a duas outras propostas incluídas nos planos, que falam da sustentabilidade e do comprometimento em desenvolver uma cidade inteligente.

A entrega das certificações ocorreu nesta quinta-feira (10), em Bento Gonçalves. O vice-prefeito João Pedro Nunes representou Passo Fundo na cerimônia. Para ele, é de extrema importância promover ações que unam o ensino com a tecnologia, o que é possível com a Escola de Hackers. “O programa está diretamente ligado ao futuro das crianças e dos jovens. A inovação e a tecnologia devem ser levadas para a sala de aula”, salienta.

Reconhecimento
O objetivo da premiação do Congresso Gaúcho de Cidades Digitais é valorizar prefeitos e municípios que reconhecem a importância do investimento em tecnologia no setor público, para melhorar o serviço público e a vida das pessoas. Para isso, foi aberto um formulário para inscrições de projetos e também foi realizada uma pesquisa para identificar os prefeitos do estado que mais incluíram tecnologia em seus planos de governo.

Propostas reconhecidas
Além da Escola de Hackers, Passo Fundo obteve destaque por outras duas propostas. São elas:

- É ao pensar para as pessoas, no conceito de humanização e sustentabilidade, que surgem as bandeiras das causas de cultura, turismo, inovação tecnológica, participação popular, causas sociais, infância, juventude, terceira idade, diversidade cultural e igualdade racial e empoderamento das mulheres.

- É por esse comprometimento que propomos uma cidade inteligente que, a partir do cuidado com as pessoas, possa olhar para o futuro com a possibilidade de diálogo e coexistência em uma cidade que é de todos que a ajudam a ser.

Escola de Hackers
A Escola de Hackers é um programa de governo da Prefeitura de Passo Fundo em parceria com Universidade de Passo Fundo (UPF). A ideia surgiu no Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura Digital na Educação da UPF, projeto que migrou para o município. O hacker é aquela pessoa que desenvolve habilidades e técnicas em qualquer área, sendo movido pela criatividade para melhorar o mundo com sua atuação.

(Foto: Divulgação)

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br