PMPF Facebook

Passo Fundo, 17/07/2017, 16:12

Campanha arrecada 800 litros de óleo de cozinha

Com o sucesso da campanha, serão mantidos quatro postos permanentes

No período entre 5 de junho e 5 de julho a Secretaria de Meio Ambiente (SMAM) da Prefeitura de Passo Fundo realizou uma campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado. A atividade, que fez parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, teve como principal objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto deste material. Durante este tempo foram disponibilizados 13 postos de arrecadação, espalhados pelos vários bairros da cidade e a arrecadação chegou a 800 litros.

Todo o material está sendo concentrado na Secretaria do Meio Ambiente, que fará a doação à Associação Amigos do Meio Ambiente (AMMA) que vai vender o resíduo para complementar a renda das famílias que trabalham na reciclagem.

Com o sucesso da campanha, serão mantidos quatro postos permanentes de arrecadação do óleo de cozinha usado.

Por que não se deve jogar o óleo usado na pia da cozinha?
Porque quando o óleo é despejado na pia e cai na rede de esgoto doméstica boa parte dele gruda nas paredes das tubulações e absorve restos de alimentos. Como consequência, sistemas de encanamento e caixas de gordura ficam entupidos e isso pode estimular o aparecimento de baratas e ratos.

Outro fator importante é que as estações de tratamento de água e esgoto não estão preparadas para receber grandes volumes de óleos despejados diariamente pelas residências. Um litro de óleo de fritura, por exemplo, pode contaminar até 25 mil litros de água.

O óleo despejado no meio ambiente pode ainda provocar mortandade de peixes e outros seres vivos aquáticos, pois reduz o teor de oxigênio da água e forma uma fina película na superfície. Além disso, gera a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes.

A SMAM salienta ainda que ao passar pelo processo de decomposição junto a outras matérias orgânicas, o óleo descartado incorretamente gera formação de metano que possui mau cheiro e é o principal gás do aquecimento global.

Postos de arrecadação permanente


- Secretaria do Meio Ambiente
Endereço: Rua Tomé Mendes, 183
Parque Ambiental Banhado da Vergueiro

- COAMA
Endereço: Rua Capitão Aguiar, 99
Vila Popular

- Comercial Zaffari Coronel Pelegrini
Endereço: Rua Coronel Pelegrini, 405
Vila Rodrigues

- Stok Center Petrópolis
Endereço: Avenida Brasil Leste, 2333
Bairro: Petrópolis

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br